Jamaica Brasileira

Também conhecida como: “São Luís do Maranhão”, “Jamaica Brasileira”, “Ilha do Amor”, “Atenas Brasileira”, “Cidade dos Azulejos” e “Capital Brasileira do Reggae”

É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612 , tendo sido posteriormente invadida por holandeses . Em seguida, foi colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu, no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Em 1621, quando o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas — Estado do Maranhão e Estado do Brasil — São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa.

A cidade está ligada ao interior do estado por meio de uma linha férrea e também aos estados vizinhos do Pará, Tocantins e Piauí o que facilita e barateia a escoação agrícola vinda do interior do país para o porto de Itaqui, sendo que, com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul, a cidade vai estar interligada a todas as regiões brasileiras por ferrovias. Por rodovia, a ilha já é servida pela BR-135. que a liga ao continente e, por ar, conta com o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado , com capacidade de atender mais de um milhão de passageiros por ano e que já opera com demanda quase saturada pelo movimento intenso de passageiros não somente da cidade de São Luís, mas também por servir como porta de entrada por ser o maior e mais movimentado aeroporto próximo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Mapa
  • Informações gerais

PORTAL DE ENTRADA

O principal portal de entrada para o Parque é a cidade de Barreirinhas.

Sua data de povoação é por volta de 1850, a partir dessa data foi criada a freguesia de Nossa Senhora de Barreirinhas através da lei provincial nº 481 de 18 de Junho de 1858. Em 14 de Junho de 1871, o lugarejo foi elevado a vila e em Março de 1938, Barreirinhas foi elevada a categoria de cidade.

A partir de Barreirinhas é possível fazer os principais passeios no parque, incluindo os grandes Lençóis e os Pequenos Lençóis, formados na região do Rio Preguiças (Vassouras, Caburé e Paulino Neves).

POPULAÇÃO

A população que envolve a região dos Lençóis Maranhenses é de 147.894 habitantes (IBGE 2006), em Barreirinhas a população estimada é de 60.588 (IBGE 2015).

CLIMA

O clima na região dos Lençóis Maranhenses é tropical, sendo temperatura mínima de 22,7º C (72,9º F) e máxima de 31,8º C (89,2º F).

O período de chuvas é de Janeiro a Julho. O período entre Maio e Agosto é onde encontramos as lagoas no Parque.

ELETRICIDADE

Voltagem: 220V